REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Tempo de Aprender DIA DO PROFESSOR NA Volta às aulas 2024 Pré-matrícula Online HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL FECTMAT 2023 TODA ESCOLA EDUCAÇÃO CONECTADA PROMEA RIO GUANDU NOVA BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 32 ANOS JAPERI EM REGINA CELIA CIDADE DE JAPERI EM PROF CELITA RODRIGU?S Painel nacional de Leitura EM VER PAULO FELIX REALIZAÇÕES 20 de novembro – Dia da Consciência Negra CONAE 2024


Alimentação saudável nas escolas

image-1

Quando o assunto é primeira infância, uma alimentação saudável e balanceada é essencial para o desenvolvimento das crianças. Por isso, a Prefeitura de Japeri(RJ) investe de maneira expressiva na merenda escolar, um dos diferenciais das escolas municipais. Afinal, mais que um delicioso sabor, a refeição ideal deve conter nutrientes necessários para a saúde e bem-estar dos cerca de 15 mil alunos atendidos atualmente.

Pensando nisso, todo o cardápio das 48 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, incluindo alunos da Educação Especial com um cardapio é elaborado por uma equipe técnica de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação(SEMED), com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Garantir uma alimentação saudável aos nossos alunos da rede municipal de ensino é um compromisso da Prefeitura de Japeri. Esse investimento também representa o fomento da agricultura familiar com a aquisição desses alimentos, que são de muita qualidade e chegam frescos às nossas unidades escolares”, disse a Secretária de Educação Carolina Ontiveros”.

Cuidado e carinho com a merenda escolar

A equipe de nutricionistas é responsável pela elaboração do cardápio e fiscalização das merendas nas escolas, com visitas técnicas mensais. Ao chegar na unidade, esses profissionais verificam a organização do estoque, validade dos produtos e se de fato o cronograma de refeições é cumprido corretamente.

Eles também são responsáveis por capacitar as merendeiras, com orientações sobre boas práticas de manipulação, controle de estoque, além de preparo e reaproveitamento de alimentos. De acordo com o gerente de nutrição da SEMED, Lucia Fidalgo, todas as refeições possuem os nutrientes necessários para o efetivo desenvolvimento das crianças.

“Prezamos por alimentos naturais, minimamente processados, que contribuirão para que esses alunos melhorem seu desempenho na escola e se desenvolvam de maneira saudável. Além disso, a ideia é estimular esses hábitos desde cedo, com a introdução de legumes, verduras e frutas, tendo como base as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e PNAE”, explicou.

Os alunos amam o sabor

Nas creches, em que as crianças ficam em período integral, são servidas quatro refeições diárias

Além disso, é levado em consideração o valor nutricional para faixa etária dos alunos, modalidade de ensino e questões culturais. Nas creches, em que as crianças ficam em período integral, são servidas quatro refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde).

Cardápio saboroso e variado

A composição básica da merenda escolar é: o carboidrato, que é o arroz ou macarrão; a leguminosa, que é o feijão; além da proteína com variedades de ovo, carne bovina, frango e peixe, sem contar a salada e frutas.

As composições disponíveis nos nossos cardápios são:

Feijão preto, arroz, frango ao molho com quiabo, temos também: bife de panela, farofa de cenoura, feijão carioca. Churrasquinho de carne, arroz, feijão preto e salada de beterraba. Peito de frango ensopado com chuchu, arroz e feijão carioca.

Um dos cardápios favoritos dos alunos são: Estrogonofe de frango, arroz com cenoura e feijão, e macarrão fusilli à bolonhesa e feijão preto. Todos os dias é ofertada uma fruta de sobremesa.

Também temos no desjejum: pães careca e de forma, biscoitos cream crack e tipo rosquinha, os nutritivos smoothes de frutas, mingau de aveia, requeijão, manteiga, ovos, panquecas, pão de queijo de frigideira.

Temos uma variação considerável de frutas que são consumidas no desjejum, colação e de sobremesa, tais como: Banana, laranja pera e lima, melancia, mamão, manga, maçã, pera e abacaxi.

Link da publicação

SEMED-JAPERI



image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1 image-1